Inspirados nos toques dos orixás, cultuados no Candomblé e nas grandes agremiações percussivas, como Ilê Aiyê, Olodum e Sambas do Recôncavo, o grupo de sopro e percussão, apresenta composições e arranjos do universo percussivo baiano misturado ao jazz. Criada pelo maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite, o nome da Orkestra originou-se dos três atabaques do candomblé, o Rum, o Rumpi e o Lé acrescido do ZZ de Jazz. A Rumpilezz tem uma formação próxima das big bands; foi concebida em um estilo atual, com influência jazzística, onde as improvisações também marcam presença.
Em 2008 foi a Orkestra fez uma temporada inteira no Pelourinho, que contou com a presença de grandes artistas, a exemplo de Carlinhos Brown, Stanley Jordan e Armandinho Macêdo. Também participou de eventos de destaque, como o Percpan – onde dividiu a noite com o grupo americano Stomp, VII Mercado Cultural, Festival de Jazz de Praia do Forte e finalizou o ano com a virada do ano no Farol da Barra.
A Rumpilezz vai lançar em Setembro de 2009 seu primeiro CD, gravado no Teatro Castro Alves com portas fechadas para o melhor aproveitamento da acústica local. O álbum foi mixado nos Estados unidos por Joe Ferla, que já granhou Grammy e já produziu grandes nomes como John Meyer, Natalie Cole, John Scolfied, Brecker Brodhers, dentre outros.