EDIÇÃO EM HOMENAGEM À ETNOMUSICÓLOGA E MUSICISTA EMÍLIA BIANCARDI
DIREÇÃO ARTÍSTICA - LEONARDO REIS/ MEDIADOR - JORGE SACRAMENTO
CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR - LARGO PEDRO ARCANJO
DE 08 A 11 DE SETEMBRO DE 2009 - ENTRADA FRANCA







JORGE SACRAMENTO (Mediador)


O professor Jorge Sacramento é assistente da cadeira de Percussão da UFBA, é percussionista/assistente da Orquestra Sinfônica da Bahia e coordena vários projetos de extensão na EMUS/UFBA. Atualmente, também é Mestre e Doutorando em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia.Nascido em Salvador, em 1965, Jorge iniciou seus estudos de bateria em 1983 - no curso livre da UCSAL.
Em 1986, ingressou no Curso Básico de Percussão da UFBA, onde deu início aos estudos de percussão erudita com o professor Fernando Santos. Em 1988, passou no vestibular de instrumento (percussão) e estendeu os estudos por mais seis anos.Durante o período, se apresentou com a Orquestra e Banda Sinfônica da UFBA, além do Conjunto de Música Contemporânea Bahia Ensemble. Em 1994, apresentou o seu recital solo de formatura e foi aprovado no concurso para professor desta cadeira.
Como músico, já se apresentou com vários artistas da música na Bahia, a exemplo de Clara Ghimel e Guida Moura, além dos grupos Confraria da Bazófia, Gang Bang, Janela Brasileira, entre outros. Também já gravou discos de vários artistas: Andréa Daltro, Joatan Nascimento, Juvino Alves, Lindemberg Cardoso, Paulo Lima e Wellington Gomes são alguns deles. O professor Sacramento também é timpanista oficial das novenas da Conceição da Praia e do Senhor do Bomfim.